quarta-feira, 11 de março de 2009

Keirrisson cabeça boa!!!


Olá amigos


Segue abaixo uma entrevista com o jogador do Palmeiras, que além de demonstrar ser um goleador de primeira, demonstra também ter uma ótima cabeça, fator importantíssimo para sobreviver ao mundo de glamour em que vivem os jogadores de futebol. E no deccorrer da entrevista ele faz uma revelação: sonha em jogar no Barça!


Keirrison você esperava tanto sucesso logo nos primeiros jogos aqui em São Paulo? E por que jogar no Palmeiras?
Sinceramente, eu tinha certeza que a escolha certa para mim era o Palmeiras. Desde que eu estava no Coritiba e analisava as propostas que surgiram para mim. O plano da Traffic de montar um time jovem e poderoso me estimulou. E foi decisivo o fato de o treinador ser Vanderlei Luxemburgo. Tinha certeza de que cresceria ainda mais nas mãos dele. O Vanderlei entende muito de futebol. Sabe como posicionar o jogador, como fazê-lo enxergar melhor taticamente uma partida. Estou aproveitando tudo o que posso da convivência com ele.

Seu sucesso não incomoda os outros jogadores? Pessoas importantes do futebol, como o Ademir da Guia, já disseram que muitas vezes a bola estranhamente não chega até você. Pode ser um boicote?
Não tem nada a ver. Grande parte do meu sucesso no Palmeiras acontece pelos outros jogadores. Todos estão meu ajudando: o Cleiton Xavier, o Diego Souza...Todos. Não existe essa história de boicote, não. O que acontece é que estou sendo muito mais marcado do que no começo, quando as pessoas não me conheciam direito. E no Palmeiras está acontecendo muito pelo contrário. Eu estou há pouco tempo. Mesmo os jogadores estão me conhecendo agora. Não sabem como eu me movimento, como eu me desloco. Falta entrosamento. E isso aparece mais com o aprimoramento da marcação sobre mim por parte dos adversários. Estamos conversando sobre isso: descobrir maneiras para que eu tenha mais chances de finalizar.

De onde vem essa frieza na hora de chutar para o gol? Você já é o atacante de melhor percentual da história do Palmeiras nos seus primeiros jogos: 13 gols em 10 partidas...
Olha, isso é uma característica minha. Nasci com isso. Só que eu não fiquei sentado no sofá, esperando feliz por saber chutar a gol. Pelo contrário. Eu trabalhei muito. Desde os tempos de menino, com o meu pai, aprendi a bater na bola com os dois pés e a cabecear. Nos clubes eu fiz questão de me aprimorar. Não me importava o quanto os outros treinavam. Sabia que eu deveria treinar. Era para o meu bem. E sempre fiquei treinando o máximo possível. Não adianta a pessoa ter um dom especial e não desenvolvê-lo. Agora estou aprimorando pênaltis e faltas. Preciso melhorar a minha bola parada. Eu sei o que posso fazer e estou evoluindo a cada dia. Não me acomodo. É bom para o meu clube, mas é melhor para mim.

Você fala que o Ronaldo é o seu ídolo. O que você tentou trazer dele para o seu futebol?
Foi vendo os gols dele que eu fiz questão de pedir para os treinador por onde passei que me ensinassem a dar arrancadas com a bola dominada. Faço exercícios com borrachas que me prendem, para desenvolver força nos músculos do arranque. E também corro com a bola nos pés. O importante é melhorar o quanto puder as arrancadas para saber o que fazer quando estiver com a bola nos meus pés e só um zagueiro e um goleiro pela frente. As pessoas podem pensar que é fácil quando assistem um gol. Mas não têm idéia de quanto treinamento existe por trás desse gol. Eu treino e penso muito como o Ronaldo faria. Ele é um jogador sensacional. Me espelho nele.

Você acabou o conhecendo no clássico de domingo e depois, mais de perto no programa Bem, Amigos do Sportv. Melhorou sua impressão sobre ele?
O Ronaldo é sensacional também fora de campo. Por tudo que significa para o futebol mundial ele continua simples, amigo. Torço muito pela sua recuperação. Gostei de ter visto o seu progresso em campo. Pena que marcou contra o Palmeiras, mas ele merece. Eu entendo bem o Ronaldo porque eu também sofri uma operação no joelho e fiquei quase um ano parado no Coritiba. Quando olho para ele e sei que ele suportou três operações e três recuperações, vira ainda mais meu ídolo. O Ronaldo é muito forte interiormente. Pouca gente tem idéia do quanto é difícil a recuperação para quem faz uma operação grave no futebol. Imagina três.

O Palmeiras está indo muito bem no Campeonato Paulista, mas está um fracasso na Libertadores. Por quê?
São duas competições diferentes. E que estamos aprendendo na prática o quanto são diferentes. No Paulista, a arbitragem pune as entradas mais duras. O jogo fica mais leve, bom para o nosso time que é formado na frente por jogadores velozes, habilidosos. Na Libertadores, não. Os árbitros permitem muito mais os contatos. A marcação se torna forte demais. O zagueiro ganha uma licença para que possa trombar, impedir que os atacantes possam dominar a bola e pensar na jogada. O time que o Palmeiras montou é jovem na frente. Com muita gente que não disputou a Libertadores. Estamos nos adaptando. Perdemos os dois primeiros jogos, mas tenho certeza de que poderemos e vamos nos recuperar. Ainda não está nada perdido. Não dá para duvidar do nosso time e, principalmente, do nosso treinador.

Fale a verdade: vai ser vendido para a Europa em julho? A verdade...
A minha carreira inteira foi planejada. Quando saí do Coritiba escolhi o Palmeiras. A verdade é que acredito que devo segurar, esperar um pouco mais para jogar em um clube europeu. Se pensasse só em dinheiro teria ido para a Ucrânia (houve uma proposta milionária do Shakthar Donestk) antes de vir para o Palmeiras. Eu disse, não. Agora, não vou mentir ou fazer de conta que não sei o que acontece. Se surgir uma proposta muito acima da média no meio do ano dificilmente há como recusar. Não sou eu, a Traffic, o Palmeiras. É a conjuntura da economia. Se dependesse apenas de mim, eu não sairia do Palmeiras neste ano. Mas sei que não posso garantir isso. Não vou mentir para agradar o torcedor.

Se você ficar pode ser um risco. Você tem um seguro para, no caso de se machucar, não perder dinheiro? O Palmeiras não fez um seguro milionário para você...
Não fez, mas eu tenho um seguro meu. E está feito em um bom valor. Se eu me machucar terei uma segurança. Ninguém gosta de falar nisso, mas eu tinha de fazer esse seguro. Quanto ao clube acredito que ainda vá fazer. O meu está feito e não vou falar o valor da apólice.

Dizem que você tem o estilo do Careca, mas pensa como o Kaká. Ele tinha um sonho desde a infância: jogar no Milan. E fez tudo para isso. E você?
Eu também tenho: o meu sonho é jogar no Barcelona. E na hora certa eu vou jogar lá. O meu estilo tem muito a ver com o futebol espanhol. E em relação ao Barcelona, esse clube me atraí desde menino. Gosto da maneira ofensiva que o clube sempre atua. E também por privilegiar os jogadores técnicos. Acompanho de perto seus jogos. Gosto de pensar que o meu futebol se encaixa da maneira que o Barcelona historicamente disputa suas partidas. Quero e acho que um dia vou jogar lá.

E Seleção Brasileira? Você tem apenas 20 anos. Acha que está pronto para ser convocado? Dá tempo de disputar a Copa de 2010?
Me sinto preparado, pronto. Basta me chamarem. Sinto que dá tempo para disputar a Copa de 2010. Acredito no meu futebol. Faz parte dos meus planos para a minha carreira chegar à Seleção Brasileira jogando pelo Palmeiras. A concorrência é forte, tem atacante brasileiro bom em todos os lugares. Mas confio em mim. Sem desrespeitar ninguém. Vou fazer o máximo pelo Palmeiras e acredito que sirva para mostrar que posso estar na Seleção Brasileira.

E em relação as baladas. Você é jovem? São Paulo tem tentações maiores que Curitiba. Não pode perder o foco?
Baladas não me atraem. Eu sou jovem, gosto de sair. Mas para restaurantes. Eu tenho a minha namorada firme (Hevelyn,irmã do zagueiro Henrique, vendido pelo Palmeiras ao Barcelona). Saio com a minha família para jantar. Isso eu gosto. Não sou de noitadas, discotecas. Moro sozinho desde adolescente. Aprendi o que serve e aquilo que não serve para mim. Não vou jogar fora a minha carreira, a minha vida por causa de noitadas. Além de jogar futebol quero cursar uma faculdade no Exterior: administração de empresas, que vai ajudar a minha carreira. Um dos segredos da vida é saber o que você quer, onde deseja chegar. Eu sei o que eu quero. E sei exatamente onde quero chegar.
Originalmente postado no Blog do Cosme Rimoli em:

Um comentário:

  1. Temos jogador. Vê-se que é bastante ambicioso na sua carreira profissinal e isso é sempre uma mais valia para o clube que representa.

    O que falta a muitos meninos com pés de ouro é muita cabeça para singrarem no mundo do futebol que tem muitas distracções que podem comprometer uma carreira.

    saudações

    ResponderExcluir